quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Um pouco além do Festival Náutico.


Há que se admitir: O Festival Náutico sob um certo aspecto melhorou. Com uma visão mais ampla e modernista, a organização do Festival Náutico 2008 implantou melhorias em relação às edições passadas. Talvez fruto da reportagem de Isaac Fernandes ao paredão de 20/09/07, onde era destacado o "Festival de lixo" no rio Araguaia, foram colocadas grades protetoras ao longo do rio, tentando impedir a poluição. O espaço para os shows foi ampliado, parte do local do evento foi asfaltado, aumentou o número de atrações de nível nacional e também foi montado uma superestrutura jamais vista em terras araguaienses.
Porém, indo um pouco além do espetáculo (entenda-se espetáculo como a grande construção e sustentação do belo, da festa, do clima que envolve a cidade), pode-se notar alguns pontos que passam desapercebido aos olhos dos que estão festando. Pouca gente sabe que simultâneamente ao Festival Náutico, acontece também o Festival Cultural. Porém esse é o "primo pobre" dos eventos que acontecem nesta época. (Há também o Festival Gospel, Casamento Comunitário e Jogos Esportivos).
Com muito menos expressão e investimento, o Festival Cultural fica quase que escondido, literalmente. Uma barraca de porte pequeno em uma rua mal iluminada é onde fica exposto o rico artesanato araguaiense. Situação diferente à megaestrutura dos palcos onde os artistas se apresentaram esse ano.
Enquanto o Festival Náutico é "bajulado" pela imprensa, a população se diverte, ficando "cega" para alguns tipos de problemas. Pão e circo, assim como nos jogos do time da cidade, o Araguaia. Uma alta estrutura montada pela prefeitura, que deixa seu slogan, logotipo, e toda e qualquer marca que possa relacionar o sucesso dos eventos à sua imagem.
Lazer e entretenimento é importante para qualquer cidadão. Isso é fato. Faz parte do chamado "Well-being". O que não se pode é superdimensionar esses fatos e fazer deles uma espécie de "tapa-olho" social.
Enquanto Netinho da Bahia canta: "pega a latinha e bate uma na outra", muitas crianças pegavam as latinhas e as colocavam em um saco para vender e conseguir dinheiro. Na esperança de que talvez um dia elas possam cantar os versos de uma outra música entoada por Netinho naquele dia: "Valeu a pena, valeu a pena".
* Neste último post, percebi que ao longo do que ia escrevendo, o texto ia perdendo cada vez mais o caráter jornalístico tradicional. Bom, mas devemos considerar que essas não são páginas de um jornal ou revista. Se trata de um blog, e a proposta é essa: Uma nova forma de comunicação. Pelo que já li e percebi na internet, o Blog é as vezes um diário de quem escreve. Serve como instrumento de desabafo, divulgação, prática jornalística, fonte de informação, e enfim, é aí que está a multifuncionalidade da internet. Essas convergências na comunicação, retratadas principalmente na internet , caracterizam a "nova onda" da comunicação.
Por fim, a embriaguez e a falta de pilhas me levou a não tirar fotos da festa, mas essas pode-se achar na internet, aos montes. Porque essas sim são divulgadas. Já as crianças trabalhando e a "cultura escondida" não se tem registro, por falha do estudante de jornalismo aqui ( eu ) que deveria fundamentar seu relato.
Mas para isso serve esse blog: praticar, errar e aprender. Então como já dizia Santos Dumont: "Rapadura é doce, mas não é mole não".

* O Festival Náutico acontece anualmente na cidade de Alto Araguaia - MT. De 3 a 7 de Setembro de 2008 aconteceu sua 12ª edição.


Um comentário:

ComunicAia disse...

Onde e quando aconteceu o Festival Náutico?