terça-feira, 9 de setembro de 2008

O que faz um time ser campeão ?


O que faz um time ser campeão ?

Há de se considerar vários fatores, e evidentemente a fórmula não é vendida em qualquer boteco de esquina. Talvez, e muito possivelmente, a tal fórmula nem mesmo exista.

No dia 31 de Agosto de 2008, o Araguaia Atlético Clube venceu o União da cidade de Rondonópolis e se tornou o primeiro campeão invicto da Copa Governador do Mato Grosso. Feito no mínimo surpreendente, ao levarmos em consideração o fato de que o time voltou à atividade no início deste ano, após um longo período "hibernando". Fundado em Dezembro de 1998, o Pantera do Vale vai comemorar o seu décimo aniversário se preparando para a disputa da série D, em 2009.

Mas, e aí ? Qual o segredo deste time ?

Muitos diriam que o ponto forte é com certeza o lateral direito: Raniel. Baixinho, rápido, habilidoso. Forte apoio, cruza e chuta bem.

Talvez sim, mas o time já mostrou que se comporta bem sem ele. No primeiro jogo da final, em Rondonópolis, sem Raniel e mais 3 titulares, o Araguaia arrancou um empate jogando melhor.

Outros então tentariam atribuir as glórias deste time ao goleiro Cláudio: Pegou bola fácil, bola difícil, pênalti, pegou tudo. Pegou inclusive uma bronca do policial que fazia a segurança da última partida, ao tentar encorajar a torcida a invadir o gramado e comemorar o título.

Mas Cláudio também já falhou, como no gol do Operário na semifinal, lá no Bilinão.

Há quem diga então que a união da equipe seja o principal fator para a conquista de um título. Porém, Freddy Rincón, ídolo corinthiano que integrava a equipe bi-campeã brasileira (98-99) e campeã mundial (2000) disse nesta semana que naquela equipe vencedora não existia união: "-Aquele time não era unido, ninguém era amigo. Havia uma camaradagem, mas não dá pra dizer que tinha amizade ali. Aliás, em nenhum dos times que peguei no Corinthians, houve união. Todo mundo se ajudava em campo pensando nas suas carreiras. Deu certo..."

Então, o que seria essa força que levou o Araguaia a uma conquista invicta ? A Raça dos jogadores em campo ?Técnico ? Torcedores ? Estrutura ? Planejamento ? Talvez um pouco de cada.

Os mais céticos diriam que não se pode empolgar com apenas um título. Os mais empolgados diriam que estamos "Rumo a Tóquio". Os supersticiosos diriam que toda a energia e vibração positiva do local contribuiu. Já os mais supersticiosos ainda diriam que isso é "Praga de lavadeira".

Enfim, é difícil isolar um fragmento apenas que seja responsável pela formação de um time campeão. E isso é o mais importante e apaixonante do futebol. A "caixinha de surpresas" está sempre aberta, proporcionando o espetáculo, a emoção. Seja a alegria da torcida que em seu primeiro ano já conquista um título, ou seja a tristeza da outra, que amarga o seu décimo vice-campeonato consecutivo. Isso é o futebol

Nenhum comentário: